Certidões
-
O que são?
As certidões do registro de imóveis têm o objetivo de comprovar diversas situações, como detalhes do bem ou até mesmo comprovar a ausência dele.
-
Quais são elas?
Certidão da Matrícula: É um documento que engloba todo o histórico de propriedade de um imóvel. Ou seja, todas as transações que envolvem aquele imóvel.
Certidão Positiva e Negativa: A finalidade dessas certidões é atestar a presença ou ausência de imóveis registrados em nome de uma pessoa.
Certidão Quinzenária, Vintenária e Trintenária: Como o próprio nome diz, esses documentos apresentam o histórico completo do imóvel em 15, 20 ou 30 anos.
Certidão de Ônus e Ações: Pretendem demonstrar se existem ônus ou ações judiciais registrados na matrícula do imóvel em questão.
Certidão de Transcrição: Fornecer informações sobre registros realizados antes do ano de 1976.
Certidão de Registro de Imóvel: Verifica se existem registro de um imóvel específico por meio de informações como quadra, lote e bairro.
Certidão do Registro Auxiliar: Abrange o Livro 3 - Registro Auxiliar, reproduzindo integral e fielmente seus conteúdos, como convenções de condomínio, cédulas de crédito e pacto antenupcial.